<
logo RCN

Audiência pública debate enfrentamento do câncer de mama entre mulheres mais jovens

Uma audiência pública será realizada nesta quinta-feira (14/10) para debater o enfrentamento ao câncer de mama em mulheres entre 18 e 49 anos de idade. O requerimento é de autoria da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC) e faz parte da programação de atividades da campanha Outubro Rosa.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, a cada ano, 60 mil brasileiras são diagnosticadas com câncer de mama.

 "O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ainda ocupa o primeiro lugar", lembra a deputada Carmen.

Embora ocorra maior propensão à doença entre mulheres com mais de 50 anos, o aumento na incidência de câncer de mama entre mulheres mais jovens tem chamado a atenção: es timativas apontam que em mulheres abaixo dos 35 anos, a incidência atualmente está entre 4% e 5% dos casos, faixa etária que, historicamente, representava apenas 2% dos casos, segundo o Instituto Oncoguia.

Para o debate foram convidadas a diretora do Departamento de Atenção Especializada em Temática (DAET) do Ministério da Saúde, Maíra Botelho; representantes do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Instituto Lado a Lado; a paciente oncológica Maria Eliane e o Dr. Nelson Luiz Nunes de Faria, mastologista e cancerologista do Hospital Meridional (Serra/ES).

A audiência pública será realizada conjuntamente pela Secretaria da Mulher e as Comissões dos Direitos da Mulher (CMulher), de Seguridade Social e Família (CSSF) e Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil

O evento será transmitidao pelo canal YouTube da Secretaria da Mulher e também pelo Portal E-Democracia.

Nossa História conta a trajetória política do ex-presidente da Câmara de Lages, Aderbal Andrade Anterior

Nossa História conta a trajetória política do ex-presidente da Câmara de Lages, Aderbal Andrade

Defensoria Pública de SC estará mais próxima das comunidades carentes Próximo

Defensoria Pública de SC estará mais próxima das comunidades carentes

Deixe seu comentário