Audiência pública debate enfrentamento do câncer de mama entre mulheres mais jovens
Uma audiência pública será realizada nesta quinta-feira (14/10) para debater o enfrentamento ao câncer de mama em mulheres entre 18 e 49 anos de idade. O requerimento é de autoria da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC) e faz parte da programação de atividades da campanha Outubro Rosa.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, a cada ano, 60 mil brasileiras são diagnosticadas com câncer de mama.
"O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ainda ocupa o primeiro lugar", lembra a deputada Carmen.
Embora ocorra maior propensão à doença entre mulheres com mais de 50 anos, o aumento na incidência de câncer de mama entre mulheres mais jovens tem chamado a atenção: es timativas apontam que em mulheres abaixo dos 35 anos, a incidência atualmente está entre 4% e 5% dos casos, faixa etária que, historicamente, representava apenas 2% dos casos, segundo o Instituto Oncoguia.
Para o debate foram convidadas a diretora do Departamento de Atenção Especializada em Temática (DAET) do Ministério da Saúde, Maíra Botelho; representantes do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Instituto Lado a Lado; a paciente oncológica Maria Eliane e o Dr. Nelson Luiz Nunes de Faria, mastologista e cancerologista do Hospital Meridional (Serra/ES).
A audiência pública será realizada conjuntamente pela Secretaria da Mulher e as Comissões dos Direitos da Mulher (CMulher), de Seguridade Social e Família (CSSF) e Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil
O evento será transmitidao pelo canal YouTube da Secretaria da Mulher e também pelo Portal E-Democracia.
Deixe seu comentário