logo RCN
Senado Federal

Aprovado projeto de Carmen Zanotto que permite à mulher decidir sobre a laqueadura

  • Elaine Menke/Câmara do Deputados

A proposta ainda reduz de 25 para 21 anos a idade mínima a partir da qual é autorizada a esterilização voluntária, permitindo a realização do procedimento na mulher logo após o parto

O Senado Federal aprovou na tarde desta quarta-feira (10) o projeto de lei (PL 1941/14) da deputada Carmen Zanotto (Cidadania/SC) que retira da legislação atual a exigência de autorização entre marido e mulher para a esterilização voluntária, laqueadura ou vasectomia. A matéria segue para sanção presidencial.

"A realidade é que raramente uma esposa precisa autorizar a vasectomia do marido e quase sempre a mulher precisa da autorização do marido para fazer o procedimento de laqueadura no Sistema Único de Saúde (SUS). Então, será um grande avanço para as mulheres", disse a deputada Carmen.

A proposta aprovada ainda reduz de 25 para 21 anos a idade mínima a partir da qual é autorizada a esterilização voluntária, permitindo a realização do procedimento na mulher logo após o parto.

Para solicitar a laqueadura, a mulher deve manifestar interesse no prazo mínimo de 60 dias antes do parto.  Atualmente a regulamentação do Ministério da Saúde proíbe a laqueadura durante períodos de parto, exceto em casos de comprovada necessidade.

O texto também garante a oferta de qualquer método e técnica de contracepção no prazo máximo de 30 dias.

A matéria foi relatada pela senadora Nilda Gondim (MDB-PB) e recebeu elogios dos parlamentares.

A senadora Mara Gabrilli destacou o trabalho da deputada Carmen Zanotto "sempre combativa na área da saúde das mulheres".

Já o senador Oriovisto Guimarães parabenizou a deputada Carmen pelo "importantíssimo" projeto que marca uma evolução notável na legislação.  "Ele dá independência às mulheres para que decidam sobre o seu próprio corpo, sobre sua própria vida sem necessidade de autorização do esposo", destacou.


Justiça Eleitoral recebe do TCE lista de gestores públicos com contas irregulares Anterior

Justiça Eleitoral recebe do TCE lista de gestores públicos com contas irregulares

Vereador de Balneário Camboriú é o segundo suplente de Colombo ao Senado Próximo

Vereador de Balneário Camboriú é o segundo suplente de Colombo ao Senado

Deixe seu comentário