<
logo RCN
Organização Mundial de Saúde

Hoje é o Dia Mundial da Saúde

A data trabalha a conscientização e estimula a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população

A Organização Mundial de Saúde (OMS) foi fundada em 7 de abril de 1948 com a proposta de cuidar de questões relacionadas com a saúde global. A data passou a ser celebrada como o Dia Mundial da Saúde e a cada ano possui um tema.  Atualmente, mais de 7000 pessoas trabalham na OMS, em 150 escritórios em diferentes países e na sede em Genebra. Muitos deles auxiliaram no trabalho de organização e combate ao Covid 19, durante a pandemia. 

A data trabalha a conscientização e estimula a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população. Além disso, as ações realizadas na data são importantes para que a população aprenda a cuidar-se e informar-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.

A cada ano, um tema é adotado, e esses temas refletem alguns dos principais problemas relacionados à saúde que afetam a população mundial: “Salvar vidas: hospitais seguros em situações de emergência” (2009); “Hipertensão: conheça seus números” (2013); “Do campo à mesa, obtendo alimentos seguros” (2015); “Vamos conversar” (lema de 2017 que teve como mote a depressão); e “Saúde universal: para todos e todas, em todos os lugares” (2019)."


Definição de saúde

Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém a falta de enfermidades não significa presença de saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.

A Organização Mundial da Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguida não só por meio do tratamento de doenças ou de sua prevenção, mas também da qualidade de vida.

De acordo com a Lei nº 8.080, de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para haver saúde, alguns fatores são determinantes, tais como: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer, e o acesso aos bens e serviços essenciais.

"Percebe-se, portanto, que todos os fatores, por mais irrelevantes que possam parecer, afetam a vida de um indivíduo e, consequentemente, a sua saúde. O papel do Estado para garantir o bem-estar da população é fundamental, pois é ele o responsável pela qualidade de vida de cada cidadão.


UPA, demora parece não ter solução Anterior

UPA, demora parece não ter solução

Novo ambulatório deve contribuir para ampliar o número de cirurgias eletivas Próximo

Novo ambulatório deve contribuir para ampliar o número de cirurgias eletivas

Deixe seu comentário