<
logo RCN
Lages

Congresso terá foco no desenvolvimento e expansão florestal em Santa Catarina

Acontece entre os dias 29 a 31 de março de 2023, no Centroserra Convention Center, em Lages, na Serra Catarinense,  o Congresso do Pinus Sul Brasil e a Feira de Tecnologia para Indústria da Madeira e Floresta, com foco no desenvolvimento e expansão florestal em Santa Catarina e consequentemente na Serra Catarinense, através da apresentação de inovações, tecnologias e melhoramentos silviculturais além de oportunizar negócios com a presença de expositores de diversos segmentos da cadeia da madeira.

 

OBJETIVOS DOS ENCONTRO

A necessidade de modernização da cadeia produtiva e os avanços tecnológicos, trazem consigo a necessidade da adaptação e da transformação do setor madeireiro a novos investimentos em máquinas e processos, investimentos em material genético, adaptabilidade ao clima, solos e fertilidade além da aplicação de tecnologia na busca de uma melhora na eficácia e eficiência da produção e dos processos.

 

EXPANSÃO FLORESTAL NA SERRA CATARINENSE

A crescente demanda mundial por produtos madeireiros, em principalmente as florestas plantadas, em função da substituição gradual do plástico por produtos de origem vegetal, tem ocasionado uma demanda por novas áreas de plantio e produção para atendimento às necessidades de mercado e aos padrões de qualidade exigidos. A exploração florestal sempre foi uma das principais alternativas econômicas da Serra Catarinense por sua característica regional e alto desenvolvimento vegetativo das espécies exóticas que aqui se adaptaram.


ASPECTOS REGIONAIS

Precisamos estar atentos às questões regionais da Serra Catarinense. Nossa principal característica é a produção primária de forma extrativista dos produtos madeireiros. Sendo assim, precisamos buscar novas alternativas de transformação de produtos, gerando um maior valor agregado ao produto florestal bruto, como hoje fazem empresas de destaque como a Klabin, com papel e embalagens; Berneck e Sudati em painéis de MDF; Cefram Madeiras, com pré-cortados e Blue Forest, com exportação de madeiras beneficiadas ao mercado americano.


NOVOS CENÁRIOS

Precisamos regionalmente criar mecanismos de incentivo a transformação de produtos de madeira, com maior valor agregado para os médios e pequenos empresários regionais, seja pela implantação da cadeia produtiva da indústria moveleira, fabricação de casas pré montadas, madeiras diferenciadas e de alta resistências para construção civil, madeiras pré cortadas para atendimento ao setor de móveis dentre outras várias possibilidade que trarão riquezas, geração de empregos e dignidade aos nossos empresários e a seus colaboradores.

 

PARCERIA AMBIENTAL TE CONVIDA A PARTICIPAR DO EVENTO


Congresso quer fomentar a retomada do plantio de pinus Anterior

Congresso quer fomentar a retomada do plantio de pinus

Irani inova na mecanização do processo de resinagem de pinus Próximo

Irani inova na mecanização do processo de resinagem de pinus

Deixe seu comentário