<
logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

As praias gaúchas recebem visitantes até da Groenlândia

Aves migratórias de locais tão distantes, como a Groenlândia, são grandes frequentadoras dos lugares mais tranquilos das praias gaúchas. Outras vêm de mais perto, como a Argentina ou Uruguai. Outras, ainda, são moradoras fixas desses locais, ou usam as praias como local de repouso. Mas, para todas essas aves, o equilíbrio ecológico e a preservação das praias é vital.

O Rio Grande do Sul tem uma importância ecológica mundial no que diz respeito às aves migratórias. O Estado tem uma fauna de aves costeiras avaliada em 33 espécies. Algumas delas se alimentam na praia, outras repousam na praia e se alimentam no mar. A maioria é migratória e utiliza a praia em uma das fases de sua migração. Poucas nidificam nela. É esse o caso do piru-piru, ave mais ou menos do tamanho de uma galinha, que é residente fixo das praias gaúchas durante todo o ano. Ele se alimenta dos moluscos que se encontram enterrados na beira do mar, e faz seu ninho nas dunas costeiras.

Também frequentadoras assíduas das praias gaúchas são as gaivotas. Existem duas espécies, a gaivota-cozinheira (que recebe esse nome porque anda sempre atrás das embarcações, quando nessas está sendo preparada comida) e a gaivota-de-cabeça-negra. A cozinheira, que é a maior das duas, faz seus ninhos nas ilhas em frente à costa do Uruguai e de Santa Catarina, e vem ao Rio Grande em busca de alimentos.

 A cabeça-negra nidifica nos banhados. Como essas aves são generalistas, isto é, comem o que encontrarem, seja carniça, restos de peixe ou moluscos, colaboram com a limpeza da praia. Elas estão presentes nas praias gaúchas durante todo o ano, mas na primavera são encontradas em menor número, porque é essa a época em que vão nidificar.

(Continua próxima edição)


A seleção  de São Joaquim , sob o comando e a  torcida da vice-prefeita Ana Melo representou e defendeu a bandeira do município. Parabéns!!


CTG Os Araganos foi o campeão na força "A", e conquistou o título sozinho no Rodeio de  Bocaina do Sul. Parabéns aos laçadores Luan da Silva, Paulo Daros, Adrian Pereira e Joelson Andrade


Renata Nunes, CTG Planalto Lageano, foi uma da campeãs no Duelo Prenda força "B", em Bocaina do Sul


Vencedoras Duelo Prendas, Força "A", no Rodeio da Mostra do Campo em Bocaina do Sul. 

Natacha de Liz, Piquete Cabanha de Liz e Joana Ramos, CTG Alma Serrana


Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário